Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miúda Singular

Miúda Singular

Dom | 22.11.20

A Importância da Leitura

A Miúda

tea-time-3240766_1920.jpg

Fonte: Pixabay

 

Palavras são, na minha não tão humilde opinião, a nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar.

- Albus Dumbledore -

 

     Quando penso no meu avô materno, uma das imagens que tenho dele é sentado durante horas a ler. O livro era sempre o mesmo e ele já o conhecia de uma ponta à outra, mas ainda assim lia-o sempre com a mesma atenção.

 

     Importância da leitura

     Com alguma frequência ouvimos sobre a importância de ler. Mas porque é que é assim tão importante? Todos os dias lemos, seja o jornal, sejam as informações que passam na televisão, seja publicidade que encontramos na rua. A prática da leitura ajuda-nos não só a ler essas informações, como a compreender melhor a mensagem que transmitem. A leitura é importante, entre outras coisas, para ganharmos capacidade de comunicação e de pensamento crítico.

 

     Objetivos da leitura

     A leitura é um hábito valioso que se adquire e que pode contribuir para:

  1. Desligar do mundo. Quantas vezes, ao ler um bom livro, nos vemos absorvidos pela narrativa e esquecemos do que está à nossa volta? Quantas vezes este ponto não tem um efeito relaxante sobre nós?
  2. Adquirir informação, seja ela científica ou sobre eventos; e/ou
  3. Construir o pensamento crítico e produzir novos textos.

 

     Benefícios

     Como já foi referido anteriormente, a leitura ajuda no desenvolvimento da comunicação e do pensamento crítico. Outros benefícios serão a aprendizagem de novas palavras, a aquisição de conhecimento geral e específico e o “despertar da consciência” para certos problemas sociais e para a descoberta de valores éticos.

 

     Como criar o hábito

     Criar um hábito implica consistência. Ou seja, é preciso repetir uma ação com frequência. Criar o hábito da leitura não é diferente. Tirem alguns minutos por dia e escolham um livro, um jornal ou uma revista e leiam, mas acima de reflitam sobre o texto.

 

      Desafio

     A revista Audácia é uma revista infantojuvenil, da congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus. De entre os conteúdos religiosos também divulgam conteúdos relacionados com ciência, artes, desporto e algumas atividades. A edição deste mês trazia um desafio interessante: ler um livro por semana! Porque não experimentar? Existem livrarias online que fazem muitas promoções ao longo do ano que se podem aproveitar, existem livrarias que vendem livros usados, existem livros com versões digitais (o exemplo dado na revista – Biblioteca Digital Camões) e existem, como não podia deixar de ser, as bibliotecas. São várias as opções.

 

     Link extra

  • Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção: https://rieoei.org/historico/jano/2398Sabino.pdf